Aplicação e-fatura lançada pela Autoridade Tributária permite registo e verificação de faturas

A Autoridade Tributária (AT) lançou uma nova aplicação, para dispositivos móveis, do e-fatura, através da qual os contribuintes podem realizar o registo de faturas através da leitura do código QR e ainda consultar as deduções acumuladas.

Aplicação e-fatura

A nova aplicação, já disponível, tal como anunciado pelo Ministério das Finanças em comunicado, permite também aos contribuintes classificar as faturas emitidas com o seu NIF, ou seja, associar ao tipo de dedução fiscal a que correspondem em sede de IRS.

Esta funcionalidade é bastante importante, uma vez que é frequente o registo de mais do que um Código de Atividade Económica (CAE) por parte das empresas, o que faz com que tenha de ser o contribuinte a classificar o tipo de dedução a que esta corresponde.

Com esta aplicação, já disponível para os sistemas Android e iOS, os contribuintes serão também informados dos benefícios fiscais acumulados pelas faturas registadas.

Conforme refere João Leão, Ministro de Estado e das Finanças, “O lançamento desta App é mais um passo para promover a digitalização e a simplicidade no relacionamento entre os contribuintes e a Administração Fiscal”.